Humanizar o humano: entre o desprezo e a dignidade

  • Cleide Rita S. de Almeida Universidade Nove de Julho https://orcid.org/0000-0003-1135-9855
  • Mariangelica Arone Universidade Metodista de São Paulo, UMESP | Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO
  • Alexsandro Junior de Santana

Resumo

Este artigo discute a falta de cuidado, o desprezo, o preconceito e a hostilidade com que são tratados os seres humanos nas múltiplas e diversas situações de vulnerabilidade e privação presentes no cotidiano, sejam eles refugiados, sejam pessoas em situação em rua, usuários de drogas, desempregados ou sem-teto, entre outros. São vistos como bichos e não como pessoas, tal qual no poema de Manuel Bandeira (1970), que denuncia a miséria e o sofrimento de um ser humano que se encontra menor que um rato pela voracidade que o faz engolir qualquer comida do lixo sem examinar. A empatia do poeta com a cena provoca a reflexão sobre um problema há muito tempo presente na nossa realidade, e recorrente não só no Brasil como no mundo: a fome.

Biografia do Autor

Cleide Rita S. de Almeida, Universidade Nove de Julho

Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História (CETSAH), atual Centro Edgar Morin, unidade da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris (França) associada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel e Licenciada em Filosofia pela PUC-SP. Pesquisadora em Educação e Complexidade há mais de 10 anos, sendo fundadora do Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade (NIIC), cadastrado no Diretório do CNPq, com o nome atual GRUPEC: Grupo de Pesquisa em Educação e Complexidade, sediado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Participei da elaboração de proposta para implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado - no Sistema APCN da CAPES. Membro de Associações Internacionais de Pesquisa, como Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE), Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação para o Pensamento Complexo (APC) É autora dos livros: Drogas: uma abordagem educacional (Olho D?Água, 1999); O brasão e o logotipo (Vozes, 2001); Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado em parceria com Alfredo Pena-Vega e Izabel Petraglia (Cortez, 2011); Estudos de complexidade, Estudos de complexidade 2, Estudos de Complexidade 3, Estudos de Complexidade 4 e Estudos de Complexidade 5 organizados com Izabel Petraglia (Xamã, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012).

Mariangelica Arone, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP | Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO

Doutora em Educação (Educação, Conhecimento e Formação LIPECFOR) pela Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Didática em Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul, Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e Bacharela em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Atualmente é professora do ensino superior e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade (GEPEC) e do grupo de pesquisa GRUPEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Complexidade. Atua na área educacional há quarenta anos na formação de professores e na administração escolar. Além disso, tem experiência na formação de profissionais da área da educação principalmente nos seguintes temas: Formação de Educadores, Educação e Complexidade, Transdisciplinaridade, Alfabetização e Letramento, Multiletramentos, Currículos, Políticas Educacionais, Psicopedagogia e Neurociência aplicada à Educação.

Alexsandro Junior de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2020), com bolsa CAPES/PROSUP. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2014) com bolsa CAPES/PROSUP. Especialista em Comunicação e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2013). Especialista em Educação Sexual pelo Centro Universitário Salesiano - UNISAL (2009). Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL (2009) e Licenciado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia - INSAF (2008).

Publicado
2019-09-19
Seção
Artigos