Expansão do Ensino Superior Brasileiro e Diversificação do Perfil Discente: elementos para pensar o processo de formação em Serviço Social

  • Larissa Dahmer Pereira Universidade Federal Fluminense - UFF
Palavras-chave: Expansão do ensino superior brasileiro, Perfil discente, Formação em Serviço Social

Resumo

O artigo objetiva apresentar e problematizar o perfil discente – com ênfase no curso de Serviço Social - que consegue acessar o ensino superior brasileiro, tanto em instituições públicas quanto privadas, associado à expansão mercantilizada desse nível de ensino, especialmente nos anos 1990 e 2000. Com base em análise documental dos Relatórios Síntese de Área – Serviço Social (INEP/MEC, 2004; 2007; 2010; 2013 e 2016), apresentamos o perfil discente do curso de Serviço Social, considerando os seguintes aspectos: (i) sexo, (ii) faixa etária, (iii) autodeclaração quanto à cor, (iv) a origem escolar, (v) escolaridade da mãe, (vi) inserção no mercado de trabalho e (vii) renda familiar. Como achados da pesquisa, constata-se que o perfil do discente de Serviço Social mantém-se majoritariamente feminino, mas vem se alterando quanto aos aspectos socioeconômicos, constatando-se a entrada de um discente cujo perfil é mais empobrecido, o que significa, de certo modo, uma relativa democratização do acesso ao ensino superior. Contudo, esse mesmo discente encontra-se inserido majoritariamente no ensino superior mercantilizado, isto é, em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, mercantis e que se utilizam largamente do EaD. Por fim, destaca-se que, para uma efetiva democratização do ensino superior brasileiro, exige-se frente a esse novo perfil discente, ainda mais radicalmente, políticas públicas de acesso e permanência com qualidade e, sobretudo, a afirmação do ensino superior público, presencial, universitário e de qualidade.

Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Assistente social (UFRJ - 1999), Mestre (2002) e Doutora (2007) em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ. Pós-Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (2017). Integra o Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - http://www.colemarx.com.br/) e a Rede Universitas - http://www.redeuniversitas.com.br). Coordenadora e pesquisadora do TEIA - Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Educação e Serviço Social. Atuou como assistente social nas áreas de Saúde e Saúde Mental. Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói, onde ministra disciplinas na Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Pesquisadora na área de Política Social e Fundamentos do Serviço Social, com enfoque na política educacional para o ensino superior e seus rebatimentos na formação e trabalho do Serviço Social brasileiro. Autora do livro ?Educação e Serviço Social: do confessionalismo ao empresariamento da formação profissional? (Ed. Xamã, 2008), de diversos artigos sobre Ensino Superior e Formação Profissional e organizadora/autora dos livros "Serviço Social e Educação" (Ed. Lumen Juris, 2013, 2a. edição), "Educação e Serviço Social: subsídios para uma análise crítica da formação" (Ed. Lumen Juris, 2017) e "Desenvolvimento, formação social brasileira e políticas públicas: subsídios analíticos para o Serviço Social" (Ed. Navegando, 2019) (versões em inglês e português) e, ainda, "O ensino a Distância na formação em Serviço Social: análise de uma década" (Ed. E-Papers, 2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR) (gestão 2019/2022).

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Publicado
2019-09-19
Seção
Artigos