Série Memórias: Protagonismos no Serviço Social

  • Maria Lucia Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Perla Cristina Santos do Carmo
  • Carla da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Resumo

Iniciamos neste número, uma Série de Memórias que a Revista Flecha do Tempo publicará em suas futuras edições. A Série é resultado de pesquisa coletiva que o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas vem desenvolvendo e que tem por título “Estudo da Trajetória do Serviço Social: diferentes visões e versões”. O estudo tem como propósito dar voz e conhecer diferentes experiências sociais e protagonistas do Serviço Social. Experiências (sociais, humanas), quando conjugadas no interior de uma profissão e articuladas ao todo, têm o poder de superar ideias fragmentadas e clarear melhor o caminho de construção histórica. Pensamos assim em realizar uma releitura da profissão através não só dos eventos que marcaram as mudanças no Serviço Social como também dos depoimentos e memória de seus protagonistas reais. Utilizando o método multidimensional de investigação por meio de entrevistas estendidas definimos como sujeitos assistentes sociais estabelecidos através de períodos predefinidos: 1a. fase – 1946 até 1969; 2a. fase – 1970 até 1993; 3a. fase – 1994 até 2017. Esta última fase destaca a visão e experiência dos assistentes sociais contemporâneos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Serviço Social (1970), mestrado (1976) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no Centre D'Études Transdisciplinaires da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França). Tem experiência na área de Serviço Social, Pesquisa e Educação, com ênfase em Fundamentos e Serviço Social Aplicado. Coordena um Núcleo de Estudos e Pesquisas priorizando os seguintes temas: serviço social, estudos da complexidade, práticas sociais, conhecimento e transdisciplinaridade. É membro do Conselho Acadêmico Internacional da Multidiversidad Mundo Real Edgar Morin - Hermosino/México.

Perla Cristina Santos do Carmo

Doutora em Serviço Social pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP (2020). Mestre em Serviço Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2007). Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas em Seguridade Social (UFRJ) e em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (UNB). Graduada em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco (2002). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, docência no ensino superior, prática profissional, estágio supervisionado, EAD, Tutoria e aprendizagem no ensino superior.

Carla da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC São Paulo, com ênfase em Violências e autores de violências domestica. Mestre em Serviço Social (2011); Especialista em Serviço Social, Saúde e Violência Urbana, pelo Programa de Aprimoramento Profissional da FCM da UNICAMP (2007); Graduada em Serviço Social pela PUC Campinas (2005); Docente da Faculdade de Serviço Social da PUC Campinas, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço social – NEMESS na PUC São Paulo; Pesquisadora e membro do grupo de estudos da OSC SOS Ação Mulher e Família; Coordenadora do Grupo de Estudos em Violências na PUC Campinas. Supervisora de equipes de trabalho da Política de Assistência Social. Experiências como Assistente Social: Proteção básica - Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional - Casa dos Sonhos em parceria com Hospital Dr. Cândido Ferreira (saúde mental); Proteção Especial de Média e Alta Complexidade (atendimento á mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência). Estudos e pesquisas voltados às violências, seus autores e vítimas.

Publicado
2019-09-19
Seção
Entrevistas

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##