As práticas sociais no campo da saúde mental – desafios para uma nova ética

  • Juliana Cristina Fernandes
  • Maria Lucia Rodrigues

Resumo

Construída paulatinamente ao longo da história, a dimensão social no campo da saúde mental culmina com a concretização da Política Nacional de Saúde Mental através de uma rede de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Seus preceitos ancoram-se na promoção da cidadania, da liberdade, da autonomia, dos direitos sociais e da participação social projetando o cuidado em saúde mental para fora dos limites institucionais, ou seja, para o social. Mas do que se trata o “social”? O que são as práticas sociais e para quem são dirigidas na atualidade? Quais os dispositivos institucionais e profissionais para a efetivação da Reforma Psiquiátrica? Nosso propósito neste artigo é explorar a dimensão social na reforma psiquiátrica e refletir sobre as diferentes concepções de prática social, no campo da Saúde Mental.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Fernandes

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP.

Maria Lucia Rodrigues

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social da PUC/SP.

Publicado
2021-03-22

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##