Nas tramas negras da arte: transcrição poética da lei 10.639/03. Um caminho possível?

  • Urubatan Miranda da Silva
Palavras-chave: Resistência, Ensino de Artes, Identidade, Racismo, Poética

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer a análise e transcrição poética da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, utilizando como foco da pesquisa os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Tarcísio Alvares Lobo, situada na zona norte do estado de São Paulo. A partir disso, propomos uma reflexão sobre mudanças, problemas e novas perspectivas para o ensino das artes visuais. Compreender como a linguagem artística atrelada as questões que envolvem aspectos da resistência negra, inserindo artistas de grande relevância no cenário cultural, através de uma proposta metodológica que dialoga com distintas vertentes do pensamento da educação acerca do tema da formação de educandos e, por conseguinte, avaliar uma possível contribuição para o debate contemporâneo da educação em arte no Brasil. O texto se fundamenta em uma pesquisa sobre a importância da experiência poética de artistas negros como complemento para uma experiência desenvolvida em sala de aula, promovendo, assim, a integração de práticas diferentes entre professores e alunos – tendo como espaço a interface da escola com o meio vivido. Buscamos uma compreensão crítica, adequada ao nível de aprendizado dos alunos, das obras desses artistas e como tais propostas podem auxiliar os professores a trabalhar esse conteúdo de uma forma mais consciente e produtiva. A experiência mostrou uma resposta positiva no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos e novas possibilidades para a incorporação de material pedagógico referente à cultura afro-brasileira e africana.

Biografia do Autor

Urubatan Miranda da Silva

Pós-graduando em Formação de Professor – Ênfase no Ensino Superior – IFSP, Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança – UFBA, Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, graduado em Artes Visuais pela Faculdade de Filosofia de Campos e professor de Educação Básica na Secretaria de Educação do Estadual e Municipal de São Paulo.

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Publicado
2021-03-22